A importância da Brincadeira para as crianças

As crianças brincam, brincam um pouco mais, brincam um tempão, fazem a bagunça gostosa delas, mas será que sabemos realmente qual a importância disso para elas?


Jogos e brincadeiras são a principal atividade da criança durante seus primeiros anos de vida, é para o qual eles dedicam mais desejo, energia e acima de tudo no qual ele dedica mais entusiasmo, as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo de cada pequeno.


Através de brincadeira a criança consegue expressar seus sentimentos e vai desenvolvendo sua autonomia, colocando para fora suas fantasias e usando toda sua criatividade, já que nas brincadeiras não existem fronteiras basta viajar pela imaginação, não é mesmo?


Nos anos iniciais é comum as crianças imitarem adultos, brincam que são professores, motoristas, repetem o que veem no seu dia a dia e assim vão construindo seu aprendizado.

Já com os jogos a criança compreende o mundo a sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas como correr, pular, aprende a ganhar e a perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.


Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, tem novas possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.


Percebe então que através dos jogos e brincadeiras vamos formando crianças mais criativas e espontâneas, que vão desenvolver sem perder sua infância, continuam sendo crianças e fazendo atividades voltadas para as mesmas, para seu desenvolvimento, sem perder essa fase que é tão importante na vida de cada um.



4 visualizações0 comentário